O seu download do Ubuntu 10.04 já pode começar: os links estão no final deste post, e a nova versão foi lançada há poucos minutos, cumprindo à risca o calendário definido para esta versão, apesar do percalço matutino.

Trata-se de uma versão LTS, com ciclo de suporte mais longo, mas isso não significa que ela virá com menos novidades – começando pela aparência, com novo tema básico, novas cores, e até mesmo o polêmico novo posicionamento dos botões de minimizar, maximizar e fechar as janelas – ou, como diz o título da matéria no Ars Technica, com menos marrom.

Mas as novidades não estão só no visual. O boot está mais rápido, o driver open source (com aceleração 2D) Nouveau agora é o default para placas NVidia, o armazenamento on-line com o Ubuntu One permite incronizar qualquer pasta do seu home, a loja de músicas funciona no Brasil, o conjunto default de pacotes instalados mudou, e muito mais – recomendo a análise do Ubuntu 10.04 publicada pela PC World para conhecer os detalhes, e o post do Lifehacker para alguns destaques das principais novidades!

roteiro de pós-instalação publicado pelo Prof. Marco André também é leitura recomendada para quem estiver fazendo o download, para ver se algum dos pontos abordados por ele pode se aplicar também à sua instalação.

página oficial de downloads está à sua disposição, há uma página com fartura e variedade de links específicos para downloads e os links via BitTorrent são os mais recomendados para privilegiar a sua velocidade de download e a capacidade dos servidores – se tiver dúvida sobre qual a versão mais adequada ao seu equipamento, é provável que uma versão desktop-i386 funcione nele, que uma versão amd64 tire proveito de recursos adicionais se você souber que seu micro é de 64 bits, e que a versão “netbook live image” permita testar o funcionamento no seu netbook, e instalar se você ficar satisfeito.

Para quem prefere, a lista oficial de mirrors inclui 3 sites brasileiros com a atribuição oficial de manter as imagens ISO do sistema: LAS UnicampEdugraf UFSCGlobo.com, mas o grau de atualização deles pode variar.

Fonte: BR-Linux.org

A BSRSoft tornou-se hoje parceira oficial da Canonical Inc, empresa responśavel pelo Ubuntu Linux, distribuição mais utilizada no mundo.

Oferecendo produtos e serviços baseados em Ubuntu Linux, a BSRSoft possui como seu mais novo produto o Media Center X1, media center universal rodando sob o Ubuntu Linux.

Mais informações sobre a parceria em: http://bsrsoft.com.br/portal/parceria-bsrsoft-canonical/

Mais informações sobre o BSRSoft Media Center X1 em: http://bsrsoft.com.br/portal/bsrsoft-media-center-x1/