Foto: Reuters
Eric Schmidt, CEO do Google: 24 grandes operadoras de telecomunicações formaram a aliança WAC a fim de construir uma plataforma aberta que oferecerá aplicativos a todos os usuários de celulares.

(Reuters)  Dois grupos de software para celulares apoiados por empresas de telecomunicações sinalizaram uma cooperação mais estreita, dada a concorrência mais acirrada que as operadoras enfrentam vinda de rivais como o Google e a Apple.

Os dois consórcios, o LiMo, que desenvolve uma versão sem fio do Linux, e a WAC, uma aliança de desenvolvimento de aplicativos, oferecem às operadoras alternativas ao software e serviços da Apple, Google ou Nokia, porque elas podem criar aplicativos mais específicos e com suas próprias marcas.

“As iniciativas estão oferecendo meios independentes e neutros para que as operadoras produzam e ofereçam aplicativos e serviços próprios, a fim de combater a concorrência intensificada vinda das empresas de Web e dos fabricantes de celulares,” disse o analista Geoff Blaber, da CCS Insight.

A LiMo, uma plataforma apoiada por operadoras de telefonia móvel, anunciou ter abordado alguns dos principais integrantes da aliança das operadoras para desenvolver lojas de aplicativos, a WAC, oferecendo ajuda para acelerar seu início de operações, bem como cooperação estreita no futuro.

“A resposta inicial foi muito cordial,” disse Morgan Gillis, o presidente da LiMo.

“O setor está tentando desenvolver uma abordagem independente. Está se comportando de forma cooperativa e coordenada, tentando enfrentar os novos concorrentes,” disse Gillis.

No mês passado, 24 grandes operadoras de telecomunicações formaram a aliança WAC a fim de construir uma plataforma aberta que oferecerá aplicativos a todos os usuários de celulares.

Os analistas estavam céticos quanto a uma cooperação eficiente entre número tão grande de operadoras, mas a inclusão da LiMo poderia ajudar, disse Blaber, da CCS.

“A LiMo conhece os desafios inerentes de criar padrões por meio de um comitê. Conseguir que mais de 20 operadoras com interesses concorrentes concordem quanto a um padrão não será tarefa simples,” disse Blaber.

AT&T, Bharti Airtel, China Mobile, MTN Group, NTT DoCoMo, Orange, Orascom Telecom, Telefónica e Vodafone estão entre os membros fundadores da aliança WAC.