(Info.abril.com.br)   O governo norte-americano colocou no ar um site para facilitar o uso de software e serviços online por agências federais.

O site Apps.gov foi criado para incentivar o uso de soluções online e, assim, diminuir os custos com datacenters e o impacto ambiental. Oferece links para softwares e serviços online gratuitos e para redes sociais como Facebook e MySpace.

O Google dá apoio ao projeto, mas os dados do governo norte-americano não serão hospedados todos na nuvem do Google. Os dados mais sensíveis ficarão numa plataforma chamada de Nebula, desenvolvida pela NASA. No Apps.gov, o Google oferecerá uma versão corporativa do Google Apps.

A iniciativa foi apresentada hoje pelo CIO do governo dos EUA, Vivek Kundra, em um evento para imprensa realizado na NASA. “É uma inovação que pode mudar como a TI funciona e também ajudar a economizar dólares no processo”, disse.

Segundo Kundra, o governo federal dos EUA gasta mais de 75 bilhões de dólares com TI. “A computação em nuvem permite aos usuários consumir e pagar apenas o que eles precisam, conforme a necessidade, como acontece com a eletricidade e a água”, disse Kundra.

Anúncios