Colocamos em funcionamento na manhã de hoje, em localizações estratégicas, mais servidores que utilizamos como honey pots.

Esses servidores servem para monitorar o comportamento de atacantes e são usados pela BSRSoft para acompanhar quase em tempo real o comportamento da rede at wild.

As localizações desses honey pots adicionados foram escolhidas de forma a maximizar nossa atual cobertura. Foram espalhados em data centers na Ásia, Ocânia e Europa. Já contávamos com uma rede no México, Brasil, Argentina, EUA e Canadá. Atualmente o total desses servidores é de pouco mais que 30 máquinas, algumas rodando máquinas virtuais, outras não. O total de instâncias de sistema operacional é de mais de 60.

Usamos sistemas Windows, Linux (as mais populares distribuições), 4 instâncias OpenSolaris e outras 7 FreeBSD.

A rede de servidores envia seus relatórios em tempo real para o SIDD (Sistema de Inteligência e Defesa Digital) da BSRSoft que é resposnável pela coleta e comnpilação desses dados para a tomada de decisão, além da geração de relatórios detalhados e consolidados sobre as principais questões de segurança na internet ao redor do mundo.

O SIDD então toma algumas decisões por conta própria para a defesa pró-ativa de nossa rede de servidores de aplicações e de servidores e redes de nossos clientes. Outras decisões podem ser tomadas pelo departamento de segurança de redes com base nestes relatórios de acompanhamento.

Redes de botnets, spam, pishing, scanners, crackers e outros são identificadas e colocadas em nossas listas negras de acesso, além de eventualmente comunicarmos a redes de origem sobre os fatos para que providências possam ser tomadas.