(Info Online) SÃO PAULO –  Estudo da PricewaterhouseCoopers (PwC) sugere aos CIOs a adoção do cloud computing, virtualização e SaaS (software como serviço).

No estudo Technology Forecast da consultoria, sobre tendências em tecnologia, a PwC apresenta o modelo Evergreen IT, que defende o uso de uma arquitetura de TI em módulos que evite criação de “silos de sistemas legados”, que custam caro e são difíceis de manter.

No documento, a PwC mostra o case da empresa de construção Bechtel com a computação em nuvem. Também mostra os passos que o CIO deve tomar se quiser seguir o modelo Evergreen IT.

Primeiro, vem a fase da racionalização, que compreende a eliminação de redundâncias e heterogeneidade. Depois, é hora de modernizar a infraestrutura, adotando a virtualização e padronização de componentes da infraestrutura. O terceiro passo, é formalizar e modelar as operações de TI, relacionando aplicações e infraestrutura.

O quarto estágio do passo a passo dos CIOs em direção ao Evergreen IT, segundo a PwC, é migrar as aplicações. O último passo é integrar recursos internos e externos e cuidar da governança de TI.

Para ler o relatório completo (em inglês), acesse o endereço http://www.pwc.com/pt_BR/br/estudos-pesquisas/technology-forecast/assets/tech-forecast-nov-2009-por.pdf.