Deveremos lançar nos próximos dias uma versão alfa, escrita em linguagem C, de um servidor web voltado a rodar aplicações na forma de módulos (inicialmente escritos em C também). Codinome inicial BSRSoft Ane Server App.

Sistemas operacionais: Windows 2003, Windows 2008, Linux Ubuntu, Debian, Red Hat, CentOS, Fedora e outros em teste.

A licença será a Apache 2 Open Source.

Algumas coisas que podem ser feitas com este servidor:

  • Servir páginas HTML simplesmente
  • Interação entre usuários via web e módulos rodando localmente ou de maneira distribuida (o servidor terá capacidade de se integrar em um cluster de servidores distribuidos para desempenhar tarefas grandes ou que precisem de altíssima redundância)
  • Tanto o servidor quanto seus módulos poderão usar o MySQL como banco de dados local ou remoto de maneira transparente
  • Servir como ponto de automação para controle de infraestrutura (servidores, redes, backups, impressão, serviços de segurança etc)
  • Interface para aplicações de computação de alto desempenho via web
  • o que a imaginação trouxer

O novo servidor de aplicações tem como caracteristicas invioláveis: alta performance, controle de I/O, segurança forte (padrão DoD para processos gerenciados por ele, escalabilidade e gerenciamento descentralizado.

O foco é atender a demandas de empresas de engenharia, empresas de hospedagem/hosting, empresas com infraestrutura complexas de TI e que precisam de automação para mantê-la sob controle, inclusive entre suas filiais espalhadas, aplicações cientificas, aplicações de segurança, cloud computing (computação em nuvem) dentre outros.

Todo o código será disponibilizado em repositório específico e ficará plenamente disponível.

Esperamos ter essa primeira versão alfa disponível em mais alguns dias.