ubuntu Estréia hoje a versão final da distribuição Linux Ubuntu 9.10 Karmic.

A Canonical, empresa mantenedora principal da distribuição, lança a versão após vários meses de testes (agora pouco ainda estavam disponíveis para download somente as versões betas, mas ainda é madrugada no horário UTC).

A BSRSoft apóia abertamente a adoção da distribuição junto a seus clientes e parceiros, em especial em desktops corporativos e residenciais, além de em servidores de produção, substituindo parte das máquinas que rodam Debian. (a nosso ver o ciclo de desenvolvimento do Ubuntu vem sendo mais dinâmico que o do Debian para servidores high-end)

Caracteristicas como backup na nuvem da Canonical (até 2 GB grátis para cada usuário) integrado completamente ao sistema operacional, rapidez de boot, repositórios muito bem administrados e mantidos, aprimoramentos na produtividade do desktop e servidores com novas ferramentas e remodelamento de ferramentas já consagradas, estabilidade classe enterprise, aprimoramento na automação de criação de nuvens de servidores nas versões server da distribuição, suporte ativo da comunidade e de diversas empresas (dentre elas a BSRSoft) e muito mais, justificam o nosso ensosso pelo uso em produção deste sistema operacional Linux.

Aqui na companhia, 100% dos desktops rodam Ubuntu, sendo 60% a versão corrente (9.04) e 40% o beta 9.10 (beta não por muito mais tempo). Dentre nossos servidores, 45% rodam Ubuntu Server 9.04, 20% Debian 5, 5% MS Windows 2003 e 2008 e o restante outras distribuições, conforme requerimento de clientes (com base principalmente em painéis de controle de hosting que só suportam RH like Linux).

Baixe o Ubuntu Linux 9.10 Karmic em:

http://www.ubuntu.com/getubuntu