Temos a satisfação de informar a todos os clientes e ao mercado, que concluimos as mudanças em todos os procedimentos de backup de nossos servidores de hospedagem, newsletter, clusters de banco de dados MySQL e Postgres dentre outros.

Agora, além de continuarmos contando com espelhamento RAID para alta disponibilidade de todas essas aplicações, passamos a fazer o backup não mais em HDs separados no próprio servidor mas sim em nossos novos servidores NetBAQ(TM) via rede interna, em local completamente separado com segurança física independente, além da separação total de rede, fornecimento de energia e demais contingências.

Nossos servidores NetBAQ são todos montados em cima de discos em RAID 5, o que garante segurança extrema aos dados também.

Dessa forma, aumentamos ainda mais a segurança dos dados de nossos clientes, que já era considerada boa para os padrões de mercado.

Os dados são transmitidos via nossa rede interna através de VPS (criptografada).

Nas próximas horas, iremos disponibilizar em nosso site, esse serviço de backup seguro via rede para clientes de servidores dedicados, VPS e clientes que possuam serviços em outros provedores. Dessa forma, todos poderão se beneficiar da segurança que nós somos capazes de prover.

Sobre RAID 5 (tecnologia utilizada por nós nos servidores de backup):

O RAID 5 é frequentemente usado e funciona similarmente ao RAID 4, mas supera alguns dos problemas mais comuns sofridos por esse tipo. As informações sobre paridade para os dados do array são distribuídas ao longo de todos os discos do array , ao invés de serem armazenadas num disco dedicado, oferecendo assim mais desempenho que o RAID 4, e, simultaneamente, tolerância a falhas.

Para aumentar o desempenho de leitura de um array RAID 5, o tamanho de cada segmento em que os dados são divididos pode ser optimizado para o array que estiver a ser utilizado. O desempenho geral de um array RAID 5 é equivalente ao de um RAID 4, excepto no caso de leituras sequenciais, que reduzem a eficiência dos algoritmos de leitura por causa da distribuição das informações sobre paridade. A informação sobre paridade é distribuída por todos os discos; perdendo-se um, reduz-se a disponibilidade de ambos os dados e a paridade, até à recuperação do disco que falhou. Isto causa degradação do desempenho de leitura e de escrita.

Vantagens:

– Maior rapidez com tratamento de ECC.
– Leitura rápida (porém escrita não tão rápida).

Desvantagem:

– Sistema complexo de controle dos HD’s.
Fonte: Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/RAID#RAID_5