OK, então você usa linux e conhece o ‘top‘, item básico no repertório de qualquer sysadmin, que permite acompanhar algumas informações sobre a carga do sistema e processos. Essa ferramenta antiga e poderosa, é de uma idéia tão simples porem tão prática, que ganhou um termo para designar ferramentas semelhantes, ferramentas “top-like“.

Para se enquadrar em uma ferramenta top-like o candidato tem que:

  • ser baseado em curses
  • ter atualizações em intervalos pré-definidos
  • ter formato tabulado
  • e opcionalmente permitir interação com os objetos analisados
  • Fiz uma lista com 16 ferramentas top-like disponíveis no Ubuntu 9.04. Enquanto fazia a pesquisa, encontrei pelo menos mais meia dúzia sem pacotes para o ubuntu, e se for considerar as que eu não encontrei esse número deve subir consideravelmente.

    Segue a lista:

    htop – Sem dúvida a mais famosa das ferramentas top-like, implementa algumas capacidades extras ao top, como cores, capacidade de scroll horizontal e vertical, e uma melhor interação sobre os processos listados.

    iotop – Ferramenta que exibe informações de I/O para cada processo. As informações exibidas são: swapin, leitura e escrita em disco e I/O geral com o sistema.
    iotop

    itop – Monitora as interrupções de sistema, basicamente um parser em /proc/interrupts

    atop – Monitor para recursos do sistema. Exibe swap, rede, disco, cpu, atividade de processos entre outros. Achei pouco intuitivo.

    sntop – “Pinga” uma lista de hosts e indica se estão ativos ou inativos. Deve ser configurado em /etc/sntoprc. Ferramenta bem legal mais meio bugada.
    sntop

    mtop, mytop – Ferramentas que monitoram as querys e o desempenho do banco de dados mysql. Infelizmente o mtop quebrou minha instalação, aparentemente ele tentou instalar a versão 5.0 em cima da versão 5.1 que tenho rodando.

    apachetop – Mostra informações sobre o apache, tais como: requisições por segundo, bytes por segundo e as URLs mais populares sendo exibidas. Creio que o pacote esteja com problema no ubuntu 9.04 64 bits, pois gera um um buffer overflow quando tento executa-lo.

    ptop – Semelhante ao mtop, mas específico para o postgres.

    dnstop – Exibe informações sobre o tráfego de DNS da rede.

    virt-top – Exibe informações de sistemas virtualizados: cpu, memoria, uptime. Pode monitorar qualquer sistema de virtualização baseado no libvirt, como o Xen e o KVM.
    virt-top

    iptstate – Exibe informações sobre conexões feitas por clientes que passam pelo seu firewall/gateway. É basicamente um netstat que monitora as conexões tratadas pelo iptables. Depende do módulo CONNTRACK.

    iftop, pktstat, jnettop – Exibem informações de consumo da rede, cada qual com sua peculiaridade. A imagem mostra o pkstat.
    pktstat

    nethogs – Exibe informações de rede, mas ao invés de quebrar o tráfego por protocolo, o nethogs exibe o consumo de banda por processo. Bem interessante.
    nethogs

    Fonte: http://tarzxvf.com/ferramentas-top-like