Para aqueles que possuem servidores dedicados com sistemas operacionais Linux, recomendamos de tempos em tempos o monitoramentoda performance com base na ferramenta top.

Basta logar com root em seu servidor linux pelo shell usando programas tais como o putty e digitar no prompt o comando “top” (sem as aspas).

A tela que ele irá mostrar possue os indicadores de performance global do servidor com dados como o load (carga total do servidor considerando % de CPU em uso, I/O do sistemas e outros parametros), mostrará o consumo de CPU em % e também mostrará o cosnumo de memória RAM e swap, inclusive para cada processo rodando no momento em sua máquina.

Em linhas gerais, um load acima de 2.0 diz que sua máquina está sobre-carregada.

Tente verificar qual o script ou programa que está consumindo mais recursos (memória, CPU, etc) e tome as providências para corrigir o problema, inclusive entrando em contato com o usuário dono desse programa/script em sua máquina.

Outro comando bastate útil é o “ps aux” que mostra detalhadamente o cosnumo de recursos do sistema por parte de cada programa e script rodando em sua máquina, inclusive com o path completo onde o programa/script está guardado no sistema. Use essas informações para monitorar possíveis processos que estejam consumindo muitos recursos e tornando sua máquina mais lenta.

Lembre-se que isso tudo deve ser feito enquanto você estiver logado como root na máquina.

Depois iremos dar outras dicas sobre como monitorar eficientemente seu servidor e assim garantir sua performance e estabilidade.

Conte sempre conosco.

Anúncios