20 DE SETEMBRO 2010:      O Grupo de Desenvolvimento Global do PostgreSQL anuncia o lançamento do PostgreSQL 9.0, a versão mais recente do banco de dados relacional de código aberto mais avançado do mundo. Essa versão traz avanços em segurança, suporte a aplicações, monitoramento, performance, e armazenamento de dados especializados. Os usuários estão particularmente empolgados com as novas capacidades de replicação e “hot standby”, que acelerarão a adoção em hospedagem na nuvem e aplicações escaláveis.

“A replicação nativa da versão 9.0 e a capacidade de consultar um servidor em “hot standby” têm sido os recursos mais solicitados há muitos anos,” disse Simon Riggs, CTO da 2ndQuadrant e o principal responsável por sua implementação. “Replicação em fluxo eficiente e com baixa latência protege melhor seus dados, enquanto o hot standby reduz significativamente o custo total da solução. Em produtos proprietários essa capacidade é uma extensão que custa milhares de dólares.”

O PostgreSQL 9.0 inclui ainda dezenas de outras grandes melhorias que aprimorarão todos os aspectos do projeto e da performance de aplicações de bancos de dados, incluindo: suporte a windows 64 bits, gatilhos condicionais e por coluna, atualização in loco da 8.3 e 8.4, restrições de unicidade postergáveis, e mensagens assíncronas de alto desempenho. Para uma lista completa de novos recursos veja nossa página de informações sobre o lançamento.

“Sendo um dos maiores operadores do mundo de infra-estrutura para registros centrais da Internet, a Afilias regozija-se em ver o PostgreSQL 9.0 incluir a atualização in loco (in-place upgrades), a qual nos permite atualizar para novas versões do SGBD com um mínimo de inconvenientes para a nossa base de 16 milhões de nomes de domínios,” disse o CTO da Afilias Ram Mohan.

“Nós estamos muito empolgados com as novas funcionalidades … Nós esperamos especialmente as restrições de unicidade postergáveis como uma oportunidade para acelerar atualizações e melhorias para nossos clientes,” disse Paolo Juvara, CTO da OpenBravo.

Marc Balmer, fundador da Micro Systems na Suíça, está mais interessado na capacidade muito aprimorada de mensagens assíncronas com LISTEN/NOTIFY: “A nova opção de envio de dados em notificações assíncronas será utilizada na próxima versão de nossos programas para apresentação remota de dados.”

Graças às contribuições de desenvolvedores e empresas em todo o mundo, como a NTT Open Source, EnterpriseDB, 2ndQuadrant, RedHat e muitas outras, o ímpeto de desenvolvimento e adoção por usuários é maior do que nunca.

“Aqui na CAIXA nós usamos o PostgreSQL em ambientes financeiros de missão crítica pois ele tem a qualidade para sustentar as nossas operações,” disse Clarice Coppetti, vice presidente de TI, Caixa Econômica Federal, Brasil. “A nova versão mostra que o PostgreSQL está melhorando rapidamente para suprir as nossas demandas de negócio.”

Sobre o PostgreSQL: O PostgreSQL é o sistema de banco de dados de código aberto mais avançado do mundo, com uma comunidade global de milhares de usuários e desenvolvedores, e dezenas de empresas e organizações. O projeto PostgreSQL tem mais de 20 anos de engenharia, começando da Universidade da Califórnia, Berkeley, e uma velocidade de desenvolvimento sem igual hoje. O conjunto maduro de recursos do PostgreSQL não apenas se iguala ao dos sistemas de banco de dados proprietários mais avançados, mas os excede em recursos avançados, extensibilidade, segurança e estabilidade. Saiba mais sobre o PostgreSQL e participe da nossa comunidade em http://www.postgresql.org.

Informações Adicionais do Lançamento

Lista de Funcionalidades

A versão 9.0 tem um número de grandes novas funcionalidade sem precedentes, demonstrando o crescimento da nossa comunidade de desenvolvedores no último ano:

Replicação e Escalabilidade

  • Hot Standby
  • Replicação em Fluxo (Streaming Replication)

Administração e Segurança

  • Atualização in Loco (Upgrade-in-Place) Integrada (pg_upgrade)
  • Autenticação RADIUS
  • Verificação de Força de Senha (passwordcheck)
  • Comandos de Gestão de Permissões de Banco de Dados Facilitados (GRANT ON ALL e DEFAULT PERMISSIONS)

Projeto de Bancos de Dados e SQL

  • Restrições de Unicidade Postergáveis
  • Gatilhos Condicionais
  • Gatilhos por Colunas
  • Ordenamento em Agregações
  • Novas “Windowing Functions” (RANGE PRECEEDING e FOLLOWING)

Funções Armazenadas (Stored Procedures)

  • Blocos de Código de Procedimento Anônimos (comando DO)
  • Melhorias nas Funções Armazenadas em Perl e Python (incluindo suporte ao Python 3)
  • Chamadas com Parâmetros Nomeados

Performance e Recursos Avançados

  • Mensagens Assíncronas Melhoradas (LISTEN/NOTIFY)
  • Suporte a Windows 64-bit
  • Otimização para Consultas Geradas por ORM (remoção de JOIN)
  • Chaves Únicas para Dados não Escalares (Exclusion Constraints)
  • Suporte Expantido para Dados Chave-Valor (HStore)
  • Planos de Explain em JSON e XML

Mais Informações Sobre Essas Funcionalidades

Para uma explicação detalhada destas e de outras funcionalidades, por favor consulte os seguintes recursos online:

Downloads

Documentação

A documentação HTML e as páginas do man são instaladas com o PostgreSQL, mas sinta-se a vontade para navegar, procurar e comemtar na nossa extensa, documentação online interativa.

Licença

O PostgreSQL usa a licença BSD, que requer apenas que o código fonte licenciado mantenha seu direito de cópia e informação da licença. Esta licença certificada pela OSI é amplamente vista como flexível e amigável à empresas, já que ela não restringe o uso do PostgreSQL com aplicações comerciais e proprietárias. Juntamente com suporte de múltiplas empresas e propriedade pública do código, a licença BSD torna o PostgreSQL muito popular com fabricantes que querem anexar um banco de dados com seus próprios produtos sem medo de ônus financeiro, prisão à um só fabricante, ou mudanças nos termos de licenças.

About these ads